Cerca de meio milhar de expositores de todo o país está à disposição dos visitantes da Expofacic - Feira agrícola, comercial e industrial de Cantanhede, a partir de sexta-feira.
Corpo do artigo
O recinto da festa, que se prolonga até 1 de Agosto, tem uma área de 85 mil metros quadrados.
A feira comemora este ano a 20ª edição e implica um orçamento na ordem dos 1,25 milhões de euros, sendo a comparticipação do município de 80 mil euros. “Vamos ter um espaço especialmente concebido para apresentar uma exposição retrospectiva destinada a mostrar o que foi a evolução do certame desde a primeira edição, em 1991. O público vai ter a oportunidade de avaliar como a Expofacic se impôs como uma referência nacional neste género de certames”, conta o presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, João Moura.
A área comercial, industrial e de serviços é a que abrange mais expositores (290 no total). Seguem-se a área agrícola com 48, e o artesanato nacional com 47. Neste último há a particularidade de 80% dos espaços pertencerem a artesãos do concelho de Cantanhede. A nível de estacionamento, estão disponíveis cerca de 100 mil metros quadrados de área para aparcamento de viaturas, distribuídos por 16 parques à volta do recinto.
Para João Moura, o sucesso da feira deve-se a “estarem bem representados os sectores agrícola, comercial e industrial, com destaque para prestigiadas empresas de todo o país, e um cartaz de espectáculos que suscita grande entusiasmo em diferentes públicos”. O autarca destaca ainda as tasquinhas e a animação cultural por parte de associações e de escolas, “sem esquecer a participação das juntas de freguesia”.
A nível de espectáculos, a Expofacic tem-se destacado nos últimos anos por trazer alguns nomes internacionais. James, Joss Stone, Scorpions, Simple Minds ou Nelly Furtado já actuaram no palco principal do Parque de São Mateus. Este ano, o cabeça de cartaz é o britânico James Morrison, que actua a 31 de Julho. Outros artistas internacionais são os Australian Pink Floyd (banda de tributo) e o dj Edward Maya (ambos a 27 de Julho). A nível nacional estão presentes Tony Carreira, Rui Veloso, Xutos & Pontapés, Ana Moura, Buraka Som Sistema ou Amália Hoje.
Este ano haverá ainda um espaço de 2500 metros quadrados, designado de Aldeia de Portugal, com a representação de quatro regiões de turismo (só a do Algarve não está presente, devido a ser época alta na região) e de alguns concelhos da zona centro. Neste espaço haverá um palco e três tasquinhas, que serão dinamizados pelas entidades presentes.