No dia 21 de maio, às 14 horas, o Jardim da Cordoaria, no Porto, será palco de uma edição do "mass training" em Suporte Básico de Vida, uma ação aberta e gratuita ao público, mas com inscrição obrigatória. A iniciativa é da Faculdade de Medicina da U. Porto (FMUP) e faz parte das comemorações do seu bicentenário.
Corpo do artigo
É o resultado da união de esforços da FMUP e da Câmara Municipal do Porto, a fim de capacitar a população a agir em situações de emergência.
Com mais de 100 vagas disponíveis, a formação, que beneficia do apoio da Reitoria da Universidade do Porto e do Jornal de Notícias, destina-se a todos os que queiram aprender a reconhecer uma situação de emergência médica, como uma paragem cardiorrespiratória, e saber como agir de forma eficaz.
Durante a tarde, os participantes vão praticar compressões torácicas e ventilações com recurso a um modelo de simulação, apoiados por vídeos explicativos e pela orientação de instrutores.
Esta nova edição é coordenada pelo Centro de Simulação da FMUP e está integrada no programa de comemorações do Bicentenário da Faculdade. Insere-se num conjunto de iniciativas que promovem a formação em reanimação cardiopulmonar, como o projeto "Salva Corações".
Os organizadores sublinham que "uma intervenção rápida e correta perante um acontecimento desta natureza, do tipo de uma paragem cardiorrespiratória, aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência das vítimas".