A Câmara de Famalicão contratou 24 enfermeiros para o Centro de Vacinação Covid-19 do concelho, em Vale S. Cosme. O intuito é aumentar a capacidade de resposta disponibilizando às entidades de saúde um banco extraordinário de 4000 horas de serviço de enfermagem até ao final de julho.
Corpo do artigo
Esta contratação, refere a Autarquia em comunicado, vem responder "a um pedido sinalizado à autarquia por parte do Agrupamento de Centros de Saúde" de Famalicão, antevendo o regresso das equipas de enfermagem à sua atividade normal. Atualmente, regista-se uma média de 1500 vacinas por dia e até agora já foram administradas no total de 73 mil vacinas.
Os 24 enfermeiros contratados em regime de prestação de serviços estavam desempregados ou com disponibilidade fora do horário laboral. A Câmara recorreu à bolsa de contratação da Ordem dos Enfermeiros, criada para maximizar os esforços para a aceleração e massificação progressiva da vacinação em Portugal.
O Centro de Vacinação, instalado na antiga Didáxis de S. Cosme, conta ainda com o apoio de mais de duas dezenas de técnicos cedidos pela Câmara Municipal para acolhimento, encaminhamento e orientação dos utentes, sendo que a limpeza e vigilância também são asseguradas pelo município, que cedeu as instalações e equipamento logístico.