Família volta a zona de risco nas Fontainhas após ser realojada em pensão "sem condições"
Uma família que mora nas Fontainhas, no Porto, foi realojada, esta terça-feira à noite, numa pensão "sem condições", ligada à prostituição. O casal diz que foi retirado de casa, que estará em risco de ruir, e hospedado numa pensão "de sobe e desce". O JN já questionou a Segurança Social.
Corpo do artigo
Rui Monteiro, de 58 anos, a mulher, Maria Teresa Almeida, de 53, e o filho, de 20 anos, foram retirados de casa esta terça-feira à noite porque a habitação onde moram, nas Fontainhas, no Porto, estará em risco de ruir, fruto do mau tempo do passado fim de semana. De acordo com Rui, a família foi hospedada numa pensão no Bonfim, que estará ligada à prostituição. Perante a falta de condições, a família regressou a casa, esta quarta-feira.
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2023/01/familia_casa_fontainhas_andresara_11jan2023_20230111181730/mp4/familia_casa_fontainhas_andresara_11jan2023_20230111181730.mp4
"Ninguém dormiu a noite toda com o gelo que estava, as portadas com fendas, a roupa mal cheirosa...", descreveu ao JN. "Foi um quarto com casa de banho para mim e para a minha mulher, e outro para o meu filho. Mas não disseram quanto tempo lá tínhamos de ficar nem quiseram saber da alimentação. Íamos comer fora todos os dias?", indigna-se.
O morador diz ainda ter sido apresentada a solução de um T2, na Rua de Costa Cabral, cuja renda estará entre "os 750 e 800 euros". "Está toda a gente em risco. Porque é que só nós é que temos de sair?", pergunta Rui, recordando que duas senhoras de idade já tinham sido acolhidas pelos filhos depois dos estragos do mau tempo, e outro vizinho também está em casa de familiares.
"Querem que saia, eu saio, não me importo de pagar um bocadinho mais, mas também não consigo suportar uma renda dessas. É que tenho de continuar a pagar esta na mesma", clarifica.
O JN já contactou a Câmara do Porto sobre a situação que, por sua vez, afirma que a responsabilidade do realojamento é da Segurança Social, que também já foi questionada pelo JN.
Durante a manhã desta quarta-feira, nesta ilha nas Fontainhas, que voltou a ser afetada pelas chuvas na última noite, também estiveram elementos da Proteção Civil.