Administração do hospital de Mirandela diz que obras obrigam a interdição, mas profissionais afirmam que não há trabalhos há meses.
Corpo do artigo
Desde agosto que os profissionais do hospital de Mirandela estão impedidos de utilizar o espaço de estacionamento no interior daquela unidade. A interdição é justificada pela administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULS) como uma situação provisória até à conclusão das obras para a melhoria da eficiência energética do hospital.
Vários relatos de quem ali trabalha apontam, no entanto, para o facto de já não haver trabalhos em curso pelo menos desde maio de 2022. Ainda assim, o parque de estacionamento destinado aos profissionais do hospital continua sem poder ser utilizado, o que está a gerar indignação, tendo em conta o caos diário para conseguir encontrar estacionamento nas imediações do hospital. Tudo porque os poucos lugares que existem são agora ocupados por um universo ainda maior.
"É uma constante dor de cabeça, porque agora são os funcionários do hospital, os utentes, que vêm para consultas ou exames, os que vão visitar familiares e amigos no internamento e ainda as pessoas que moram aqui, bem como os clientes dos vários restaurantes. É como encontrar uma agulha num palheiro", afirma um dos profissionais do hospital, que não se quis identificar.
Queixas de restaurantes
Esta situação também está a afetar os restaurantes. "Logo de manhã, os lugares de estacionamento ficam completos, porque, a partir das oito horas, quem trabalha no hospital deixa aqui os carros e depois só os tira quando sai, às 16. À hora de almoço quem vem ao restaurante não tem onde estacionar", lamenta Cândido Nascimento, proprietário de um dos estabelecimentos em causa.
Também Glória Pires, dona de outro restaurante, revela alguma preocupação. "Como o parque nunca mais abre, as pessoas têm de deixar o carro em algum lado, mas assim ficamos com muito pouco estacionamento e muitas vezes até temos de estacionar em cima do passeio para descarregar", conta.
Confrontada com esta situação, a administração da ULS do Nordeste respondeu, por escrito, numa curta nota onde adianta que o espaço de estacionamento destinado aos profissionais da Unidade Hospitalar de Mirandela, "se encontra, neste momento, impedido de ser utilizado para esse fim, devido à realização de obras de beneficiação". Diz ainda que esta área será restabelecida para esse efeito logo que os trabalhos ainda em curso se encontrem concluídos".