A 48º edição da Feira do Livro de Aveiro, que foi inaugurada esta sexta-feira, está de regresso ao Rossio depois das obras de requalificação do espaço público e pode ser visitada até ao dia 7 de julho.
Corpo do artigo
A requalificação do Rossio permitiu reorganizar o espaço dos expositores, de forma a aumentar a variedade e o número de participantes, passando de 29 para 50 expositores em relação à edição de 2023.
Esta expansão possibilitou a separação entre a feira e as atividades, que encontram o palco no Mercado do Peixe onde decorrem a maioria dos debates e entrevistas. O certame conta com a participação de personalidades como Miguel Esteves Cardoso, Ricardo Araújo Pereira, Dulce Maria Cardoso, Martim Sousa Tavares, Joana Marques, Rui Couceiro, Patrícia Reis, Isabel Rio Novo, Luca Argel, Arthur Larrue e Marta Hugon.
Destaca-se a conversa “Rumo à Eternidade” entre o professor universitário e ensaísta português Carlos Fiolhais e o investigador, biólogo e best-seller mundial dinamarquês Nicklas Brendborg, o mais jovem finalista do Royal Society Science Book Prize.
Outros convidados internacionais são Stênio Gardel, vencedor do National Book Award, Victor Vidal, vencedor do Prémio Leya 2023, Ondjaki e Tati Bernardi.
Merece destaque, também, a exposição “Uma Aventura” com a curadoria de Nelson Mateus, que reúne as capas dos 76 livros publicados por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Para além das entrevistas e debates, o programa das duas semanas de feira conta com concertos, três conversas-concerto com Ana Lua Caiano, Luísa Sobral e os brasileiros Almério e Martins, sessões de poesia a bordo de moliceiros, apresentações de livros, programação infantil e dj sets.
Dedicada à emigração
A temática desta edição é a emigração, imigração, transnacionalidade, a arte da partida e os 500 anos de Camões.
Nas palavras do presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves, “este é o momento certo para reinventar o evento, colocando a atenção na programação cada vez mais eclética e internacional, trazendo a Aveiro algumas das figuras mais relevantes da literatura de língua portuguesa”.
O autarca acrescenta, ainda, que se “pretende o desenvolvimento de um evento literário e cultural que estimule o debate na cidade e convoque os cidadãos a refletir sobre o mundo em que vivemos".
Todas as sessões têm entrada livre e decorrem no Mercado do Peixe, em simultâneo com o espaço de exposição e venda de livros, no Rossio. Toda a programação pode ser consultada no site da Câmara Municipal de Aveiro e acompanhada através das redes sociais da Feira do Livro de Aveiro.