A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira entregou 181 contratos-programa de desenvolvimento desportivo a 60 associações do concelho, ao abrigo do Programa de Apoio ao Desporto (PAD 2025).
Corpo do artigo
O investimento nestes contratos é de 900 mil euros mas, até ao final do ano, a autarquia estima aplicar mais de 1,7 milhões de euros no âmbito do mesmo PAD. A maior fatia do investimento, nesta primeira tranche, é cerca de 330 mil euros e será utilizada para suportar integralmente as inscrições e os seguros dos 5220 atletas dos escalões de formação e seniores femininos dos clubes do concelho.
De acordo com a autarquia, as verbas atribuídas destinam-se a apoiar diversas áreas, como inscrições de praticantes e arbitragens, atividades regulares e pontuais, aquisição de materiais, manutenção de infraestruturas desportivas — incluindo campos de relva natural e sintética, pavilhões e piscinas —, apetrechamento com equipamentos médicos, de socorro e desfibrilhação, e ainda a participação em competições internacionais.
Em análise estão também candidaturas para a construção, modernização e requalificação de equipamentos desportivos ou de apoio, num valor estimado de 500 mil euros. Ainda em 2025, será aberta uma nova fase de candidaturas, desta vez para o apoio à participação desportiva de cidadãos com deficiência ou incapacidade e para a cedência de espaços desportivos.
O vereador do Desporto, Mário Jorge Reis, destaca a evolução do PAD desde a sua criação, em 2016, quando o apoio inicial se fixava nos 350 mil euros. “Hoje, o programa é mais forte, mais robusto, capaz de valorizar o trabalho de todas as associações e clubes desportivos do concelho”, afirmou.
O presidente da Câmara, Amadeu Albergaria, reforçou a ambição de transformar Santa Maria da Feira num “concelho liderante também no desporto”. O autarca anunciou ainda a intenção de realizar uma radiografia ao desporto concelhio, com vista à definição de políticas mais ajustadas às necessidades locais e ao cumprimento das metas europeias de prática desportiva.
Amadeu Albergaria agradeceu o trabalho conjunto das associações, juntas de freguesia, atletas e do gabinete municipal de desporto, destacando que são “os interlocutores certos para dar continuidade ao trabalho de excelência que tem sido feito e que tantos resultados tem trazido ao longo da última década”.
Com as medidas implementadas através do PAD, a autarquia justifica que pretende continuar a apostar na formação, no desporto feminino, no desporto adaptado, na promoção da diversidade desportiva, na melhoria das condições de treino e competição, e no apoio a atletas e clubes em provas internacionais e representações nacionais.