
O tornado causou danos na unidade hoteleira Eden Resort
Foto: João Matos/Lusa
Ao final da manhã deste sábado, um fenómeno de ventos fortes atingiu o Parque de Campismo de Albufeira e a unidade hoteleira Eden Resort, causando uma morte, dois feridos graves e 26 feridos ligeiros.
Corpo do artigo
A vítima mortal é uma mulher britânica de 85 anos e foi encontrada soterrada, já em paragem cardiorrespiratória, no Parque de Campismo de Albufeira. Os feridos têm nacionalidade portuguesa, espanhola e britânica, segundo detalhou o Comandante Regional do Algarve, Vítor Vaz Pinto, numa conferência de imprensa ao início da tarde.
O fenómeno provocou seis vítimas no Parque de Campismo, entre as quais, um morto, dois feridos em estado grave e três feridos ligeiros. Na unidade hoteleira há registo de 23 feridos ligeiros, quatro dos quais foram transportados para o Hospital de Faro.
Segundo Carlos Raposa, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), entre os 28 feridos existem seis crianças, entre os dois meses e os sete anos, todos classificados como feridos ligeiros, e 23 adultos, ente os 24 e os 70 anos.
Ao JN, o segundo comandante do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, Abel Gomes, confirmou que o alerta foi dado poucos minutos depois das 10 horas. Testemunhas relataram um fenómeno semelhante a um tornado, com uma formação cónica e um vértice, que atingiu Albufeira e Olhos de Água, no Algarve.
O tornado causou danos no Parque de Campismo de Albufeira e no Eden Resort. O impacto no hotel de quatro estrelas é visível no exterior, com danos no telhado e na zona de refeições. Foram registas também quedas de árvores e estruturas.
Em declarações à Lusa, fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse que as imagens de radar indicam que a probabilidade de ter sido um tornado é muito grande, também pelos danos, mas que a situação ainda vai ser avaliada.
Segundo a meteorologista Paula Leitão, até às 15 horas as condições atmosféricas no Algarve vão manter-se propícias "a haver mais fenómenos deste género, embora não quer dizer que cheguem a terra".
De acordo com a responsável, há ainda "muita atividade sobre o mar", tratando-se de fenómenos que acontecem ocasionalmente, e de forma inesperada, não sendo possível prever quando e onde podem ocorrer.
No terreno encontram-se 62 operacionais dos Bombeiros, Cruz Vermelha, INEM e GNR, apoiados por 24 viaturas.
Na sexta-feira, a zona de Faro foi afetada por um fenómeno de vento que causa rajadas muito intensas e localizadas, provocando a queda de árvores e de estruturas.
Marcelo solidário com família de vítima mortal
Numa nota no sítio oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa "manifesta a sua solidariedade aos familiares da vítima mortal, fruto da passagem da depressão Cláudia, esta manhã em Albufeira".
"O Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, endereça ainda votos de rápidas melhoras aos cidadãos feridos", pode ler-se ainda.
