O Jardim da Alameda, bem no centro de Faro, recebe este sábado e domingo, a Beerfest, uma feira de cerveja artesanal, que reúne produtores de todo o país e alguns espanhóis. São esperados milhares de visitantes.
Corpo do artigo
"Não é por ser moda, é porque é melhor". Sem papas na língua, António Lopes, da Povoa de Lanhoso, resume assim o enorme sucesso da cerveja artesanal, que este fim de semana reúne mais de 120 espécies diferentes no Jardim da Alameda, em Faro.
A Beerfest é uma forte aposta do município para a animação de verão, que visa também dar uma nova dinâmica aquele que já foi um dos jardins mais emblemáticos da capital algarvia. "Antes de mais, quisémos dar vida à Alameda, porque este espaço em tempos era um ponto de encontro, mas com o tempo as centralidades das cidades vão-se desviando e havia farenses que não entravam aqui há anos", explica ao JN, Paulo Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de Faro"
Na festa marcam presença 23 produtores de cerveja artesanal, que, em conjunto, trouxeram até ao Algarve mais de 120 espécies diferentes. Muitos começaram "por brincadeira", mas há também quem tenha deixado o emprego para se dedicar à produção e comercialização de cerveja artesanal.
David Castro, de Madrid, está em Faro com sete das 20 qualidades de cerveja que produz, sob a marca La Cibeles. "Tinha um cargo de executivo na maior empresa tecnológica de Espanha, mas cansei-me e dediquei-me a isto", contou ao JN. Autodidata, confessa que aprendeu a fazer cerveja "lendo muito". Hoje, a arte não tem segredos. "A cerveja é uma sopa de cereais", diz, convicto.
No Jardim da Alameda, a Amphora, feita na Povoa de Lanhoso é também das mais procuradas. "A vantagem é que cada um faz a cerveja que gosta, a pensar em preços, sem fazer conta a meter mais ou menos cereais", adianta António Lopes, um dos responsáveis pela marca, cuja produção começou por brincadeira.
A feira decorre até amanhã e, a par da cerveja, há dezenas de petiscos - muitos deles típicos da região - e animação diversa. A entrada é gratuita.
"O espírito dos produtores de cerveja artesanal enquadra-se no tipo de evento que queríamos promover. A própria gastronomia que aqui está representada, além de representativa da região está interligada à cerveja", conclui Paulo Santos.
Entre vários stands com bancas de cerveja, há barraquinhas de petiscos, da pizza servida em cone de gelado, ao polvo assado, ou à doçaria típica do Algarve, há também artesanato de autor e muitos momentos de animação musical. Na festa estão ainda representações de dois ícones da cidade: o Moto Clube (organizador da concentração motard) e o Sporting Clube Farense, através da sua claque: South Side Boys.
Para entrar na festa, os visitantes só têm de adquirir um copo (cada um custa 2,5 euros) e depois ir enchendo-o com as diversas qualidades de cervejas presente.