A Festa da Flor, que decorre até hoje na Madeira, teve os mais novos, ontem, como protagonistas. Por volta das 10.30 horas, todos os caminhos foram dar à Praça do Município, no Funchal, onde milhares de crianças, dos 11 concelhos da ilha, participaram na tradicional construção do "Muro da Esperança".
Corpo do artigo
Numa bancada, cada petiz depositou uma flor, simbolizando um sinal de esperança e optimismo em relação à paz no mundo. Na Praça do Município, madeirenses e turistas misturavam-se numa rica fusão multi-cultural, traduzida em diferentes idiomas, com um elo em comum: o sorriso estampado nos diversos rostos. Entre a multidão, actores e outras figuras públicas desfrutavam do espectáculo.
Governo agradece presença
Conceição Estudante, secretária Regional do Turismo, aproveitou para elogiar o empenhamento dos madeirenses na organização da festa, após a tragédia que se abateu sobre a ilha,no dia 20 de Fevereiro, e agradeceu a presença de um número tão grande de turistas. "Esta festa significa a esperança em dias melhores", disse.
A movimentação junto ao mural marcou o dia de ontem e foram muitos os que escolheram a tarde para lá passarem. Como faz todos os anos, Sandra Nóbrega levou o filho a depositar também uma flor, embora esta tenha tido "um significado especial". "Todos os anos, este é um sinal de esperança para as nossas crianças. Já quando era miúda, vinha aqui pôr uma flor. Este ano, é especial porque, em Fevereiro, perderam-se muitas vidas e ainda há pessoas a precisarem de muita ajuda. E a Festa da Flor é uma esperança para os que partiram e também para os que ficaram", confessou a madeirense. A par do desfile dos mais novos, o comércio animou a manhã no Funchal. As lojas estiveram todas abertas e os seus funcionários só da parte da tarde tiveram direito à festa e com todo o direito", reclamou Sandra.
As próteas e gérberas são as espécies mais vistas na Pérola do Atlântico. Nas ruas, as flores são oferecidas às senhoras e os tapetes floridos apresentam-se como verdadeiras obras de arte.
Hoje à tarde, a Festa da Flor, o segundo maior cartaz turístico da região, termina, na Baixa do Funchal, com um desfile de vários carros alegóricos todos ornamentados pelas flores que a Região produz. O primeiro-ministro José Sócrates será o convidado especial do evento.