A partir de dezembro, o copo reutilizável chega às nove vilas de Guimarães. O projeto Care, de substituição dos copos descartáveis por copos de plástico reutilizáveis, começou, nos bares do Centro Histórico, em 2018. A solução, a cargo da empresa municipal Vitrus Ambiente, tem sido usada nos grandes eventos na cidade.
Corpo do artigo
Os copos são ilustrados e, a partir de 2 de dezembro, as pessoas podem votar, através das redes sociais, no desenho que preferirem para decorar os copos reutilizáveis em cada uma das vilas.
Os copos usados na cidade são ilustrados com imagens de D. Afonso Henriques ou Mumadona Dias, o Castelo de Guimarães, o Padrão do Salado ou a Torre da Alfândega (onde se lê “Aqui Nasceu Portugal”).
Desde que começou, na cidade, o projeto Care abarcou 135 eventos, ao ar livre ou em espaços como o Multiusos de Guimarães. Eventos como a Receção ao Caloiro, Passagem de Ano, Silent Party, European Vespas Days ou Sunset são exemplos de uma mudança de comportamento que já permitiu evitar o desperdício de milhares de copos descartáveis.
“Estes copos são para ser utilizados nas vilas, nas festas que lá existem, nas escolas, nos centros sociais. Vamos fazer um trabalho de cada vez maior proximidade para vermos efetivamente onde faz mais sentido usá-los, para reduzirmos ao máximo os copos descartáveis”, aponta João Pedro Castro, administrador executivo da Vitrus.
Os copos são entregues mediante o pagamento de uma caução de um euro, nos bares aderentes ou na receção dos eventos. O consumidor pode ficar com o copo, “se prometer que o vai reutilizar”, lê-se na página de internet da Vitrus, ou devolvê-lo e recuperar a caução.