Mercado de plantas, montras decoradas, desfile de vestidos e chapéus floridos, tapetes de flores nas ruas, exposições, passeios de charrete e concertos – o Primavera Festival da Flor volta a colorir Paredes entre os dias 21 e 24 de março.
Corpo do artigo
O programa da iniciativa promovida pela Câmara e pela Associação de Empresas de Paredes inclui ainda formações e oficinas.
A charrete puxada por dois cavalos, que percorre as ruas do centro da cidade num passeio gratuito, mediante inscrição prévia, é já um dos ex-libris festival, sublinha a Câmara. “Recue aos tempos antigos e viva uma experiência memorável de conto de fadas”, convida a Autarquia.
Para dar as boas vindas à primavera, a Casa da Cultura, um dos epicentros do festival, vai encher-se de poemas de Daniel Faria, de cores, perfumes e decorações de flores. Para preparar o fim de semana marcado por diversas atividades, realiza-se na sexta-feira, dia 22, a festa “Sunset Flower Power”, com animação de um DJ.
No sábado e no domingo, entre as 10 e as 21 horas, a Avenida da República recebe o mercado de plantas e flores. Na rua lateral da Casa da Cultura serão elaborados tapetes de flores, numa iniciativa da responsabilidade dos participantes das juntas de freguesia.
“O sábado é ainda dedicado ao Chá de Chapéu”, destaca a Autarquia, anunciando que o chapéu será assim o mote para um chá na Casa da Cultura, às 15 horas. Mas tarde, às 21.30, há o concerto “Artischtas”.
“No domingo, a partir das 15.30 horas, os jardins da Casa da Cultura transformam-se em passerelle para os desfiles de vestidos e chapéus de flores que enchem de colorido e glamour a tarde do último dia do evento que encerra com a atuação da Paredes Big Band”, acrescenta a Câmara.
O programa do Primavera Festival da Flor inclui ainda o “Workshop Herbáceo”, o curso de Biblioterapia, a oficina “Chapéus de Flores”, a Hora do Conto, e exposições para visitar.
O concurso de montras do comércio local, em que as flores têm naturalmente papel de destaque, decorre entre esta segunda-feira e dia 17. “O público poderá votar na sua montra favorita, através dos QRcodes disponíveis no Facebook do Município e nas lojas aderentes”, explica a organização.