O Festival do Bacalhau arranca hoje, quarta-feira, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré. Nove tasquinhas servem, até domingo, "1001 receitas"do fiel amigo. Vão ser consumidas mais de sete toneladas de bacalhau.
Corpo do artigo
Ontem, durante todo o dia, deram-se os últimos retoques para que hoje tudo estivesse pronto para mais uma edição do Festival do Bacalhau que decorre, até domingo, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, iniciativa da Câmara de Ílhavo e da Confraria Gastronómica do Bacalhau. A azáfama era grande. Cozinhas para acabar de montar, mesas e cadeiras alinhadas nas tasquinhas para receber os milhares de visitantes que são esperados. Paralelamente, mais de sete toneladas de bacalhau que está já a ser demolhado para que o "fiel amigo" não falhe em nenhuma mesa.
Na tasquinha da Confraria Camoniana, Horácio Oliveira e João Ângelo Barreirinha martelavam as mesas para garantir que "ficam seguras". "Lá dentro, na cozinha, já está tudo pronto. Os fogões montados, as bancas para a loiça e a churrasqueira. Temos ali uma cozinha industrial pronta a confeccionar o bacalhau".
E quanto ao bacalhau, "que ainda não está aqui", vai ser transformado em vários petiscos. "Temos o bacalhau à camoniano, bacalhau assado, a chora e os aperitivos que são línguas de bacalhau fritas, caras, bolos e pataniscas de bacalhau", adianta João Ângelo Barreira, acrescentando que foi comprado bacalhau para "uma média de 1500 pessoas por dia".
Na tasquinha da Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo, Celestino Prior prepara-se para espalhar junco no chão, pois "evita que se faça pó". A trabalhar desde sexta-feira, garante que hoje estará tudo pronto para servir os 600 quilos de bacalhau que a associação comprou.
O Festival do Bacalhau atrai, todos os anos, milhares de visitantes atraídos pela curiosidade de provar as muitas receitas do "fiel amigo" que são confeccionadas pelas gentes de Ílhavo. Este ano, e para evitar as confusões habituais de trânsito, a Câmara de Ílhavo disponibiliza mais um parque de estacionamento. "Confiando no sucesso que será o festival, este ano criámos um novo parque de estacionamento para que as pessoas tenham mais conforto e possam deixar o carro mais perto. Terá capacidade para cerca de mil carros", explicou Ribau Esteves.