Um trilho iluminado de 1200 metros pelo meio da floresta, um túnel secreto, um mini-bosque de pinheiros de Natal, uma aldeia de duendes e um espaço de borboletas são algumas das atrações da nova “Floresta Encantada”, que vai abrir ao público no próximo domingo, na Porta do Mezio, em Arcos de Valdevez.
Corpo do artigo
Depois de ter tido grande sucesso até ao ano passado, nas Lagoas da Travanca, em Cabana Maior, o evento renasce num novo local, com entrada paga (2 euros), com melhoria das condições de acolhimento, cinco parques de estacionamento e outras tantas instalações sanitárias. Promete “encantar” ainda mais os visitantes.
A “Floresta Encantada” será um dos epicentros de uma ampla programação dedicada à quadra natalícia, apresentada esta quinta-feira, em conferência de imprensa, em Arcos de Valdevez, e que se prolongará de 30 de novembro a 12 de janeiro, abrangendo todo o município. O Soajo terá iluminação e presépio de Natal, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda terá um presépio, a freguesia de Prozelo terá decoração de fontes e lavadouros, em Couto e Sistelo haverá presépios, em Rio de Moinhos haverá uma árvore de Natal gigante e, em Senharei, o destaque vai para a iluminação do miradouro de São Mamede.
A animação não se fará apenas da magia das luzes, incluindo ainda um mercado de Natal com 35 expositores e animação, e um evento designado “Natal pelo Mundo”, que juntará emigrantes naturais de Arcos de Valdevez, de “cerca de 20 países”. O objetivo é que estes “partilhem” as tradições natalícias dos seus países de acolhimento. Um outro evento programado, com impacto a nível local, é o “Natal Rua”, que tem cariz solidário e cuja “taxa de inscrição” é uma doação de bens alimentares ou outros para a delegação local da Cáritas.
A programação foi este ano divulgada também numa caixa-presente (vão ser distribuídas cerca de 2000 unidades), com um desenho e lápis para pintar no seu interior. Prevê também momentos de teatro, música, atividades infantis e para famílias, ida do Pai Natal às escolas do pré-escolar com prendas para 300 alunos e do circo para cerca de 550 das do 1.º ao 4.º ano.
O comércio local envolve-se também com um sorteio de Natal e um concurso de montras.
“Apresentamos um programa que enche [Arcos de Valdevez] de cor e brilho, com as várias iluminações, animações de rua, espectáculos, e eventos de maior relevância que são culturais recreativos, solidários, e de inclusão como o Natal pelo Mundo”, referiu o autarca local, João Esteves, que destacou “o envolvimento da comunidade” que está fora do país. “Juntamo-nos todos, deixamos de ser os de cá e os de lá, para passarmos a ser todos de cá”, notou, considerando que a programação de 2024 proporcionará a todos “a magia do Natal”.
Floresta luminosa é ponto-chave
Um dos pontos-chave desta quadra em Arcos de Valdevez será a nova floresta luminosa, na Porta do Mezio.
“Quem tiver oportunidade de visitar, vai ver ali um trilho com 1200 metros, com muita atividade pelo percurso. Temos um túnel secreto de 25 metros, um corredor de pinheirinhos de 30 metros muito bonito. Vamos ter biodiversidade exposta como tínhamos nas Lagoas da Travanca e a aldeia dos duendes, que vai ser uma coisa brutal, lindíssima. Vamos ter o canto das borboletas, que é outra novidade”, descreveu Joaquim Campos, autarca de Cabana Maior, que lançou na sua freguesia o fenómeno da “Floresta Encantada” e que este ano se renova noutro ponto do concelho.
Pedro Teixeira, coordenador da Ardal, associação que dinamiza a Porta do Meio (uma das cinco portas de entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês), salientou o cuidado com o espaço natural onde decorrerá o evento.
“É uma iluminação focada, não para o ar, mas rasteira. É uma aposta que estamos a fazer, embora isto seja feito num espaço que já é humanizado. Não é propriamente natural, mas temos essa preocupação. A iluminação é rasteira e uma grande parte até é só de marcação de percurso e não luz para as árvores”, explicou, indicando que foram também criados “espaços para os instagrammers desfrutarem das fotografias”.