O incêndio em mato que deflagrou hoje cerca das 16 horas em Loures, no distrito de Lisboa, e que obrigou ao corte da Autoestrada 8 (A8) nos dois sentidos já está dominado, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
Corpo do artigo
De acordo com a mesma fonte, o incêndio foi dado como dominado cerca das 21.48 horas.
Apesar da evolução do combate às chamas, perto das 23 horas, ainda se mantinham no local 240 operacionais, apoiados por 69 viaturas, segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Entretanto, a Autoestrada 8 (A8), que esteve cortada nos dois sentidos, foi reaberta na totalidade, cerca das 22.45, segundo informação da concessionária Autoestradas do Atlântico.
Num primeiro momento, a A8 foi cortada apenas no sentido norte-sul, para o nó de Lousa e, mais tarde, foi também necessário proceder ao corte no sentido inverso, tendo todas as viaturas sido direcionadas para a Circular Regional Exterior de Lisboa (CREL).
Em declarações à RTP3, o presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão, disse que o incêndio "consumiu cerca de 25 a 30 hectares de mato, que eram encostas na sua maioria".
O autarca referiu ainda que nunca houve vidas ou casas em risco, adiantando que a ação dos bombeiros foi dificultada pelos acessos difíceis.
O incêndio em mato deflagrou cerca das 16.16 horas na zona da Carrasqueira, em Loures, no distrito de Lisboa.