O incêndio que deflagrou na terça-feira na freguesia de Capela e se alastrou na quinta-feira à freguesia de Sebolido e à Serra da Boneca, em Rio Mau, no concelho de Penafiel, propagando-se ainda a Gondomar, entrou em fase de resolução ao fim da manhã desta sexta-feira, mantendo-se os meios no terreno para consolidação e rescaldo.
Corpo do artigo
O incêndio deflagrou violentamente durante a noite de terça-feira, chegando a ter três frentes ativas e a colocar habitações em perigo. Contudo, os meios mobilizados para o local conseguiram proteger as habitações e combater as chamas, que consumiram mais de cinco mil hectares de área em Penafiel e Gondomar.
Durante esta manhã, sem chama ativa, o incêndio entrou em consolidação e rescaldo, com um dispositivo no local para evitar reacendimentos.
Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, visitou o posto de comando localizado em Rio Mau e lamentou os dias de "muitos receios", agradecendo a todos aqueles que ajudaram no combate às chamas.
O autarca afirmou ser agora hora "de fazer um apanhado para saber os danos" provocados pelos incêndios. "Agora é arregaçar as mangas, recuperar. Todos os meios municipais vão estar disponíveis para o efeito. As juntas de freguesia estão também muito focadas nesta recuperação. Tudo o que for necessário nós vamos disponibilizar para que este pesadelo passe rapidamente a ser apenas uma memória deste ano, que está a ser tão dramático em termos de incêndios", concluiu.