A formação de gelo em diversas estradas municipais, mas também nacionais, no concelho de Baião, levou ao cancelamento das aulas, nesta quinta-feira, para cerca de mil alunos que frequentam as escolas dos Agrupamentos de Vale d"Ovil e Sudeste.
Corpo do artigo
Segundo fonte municipal, "a decisão foi tomada de madrugada, devido à impossibilidade dos veículos de transporte escolar terem acesso a determinadas freguesias ou lugares abrangidos por esses agrupamentos. Procurou-se também impedir um encerramento antecipado das escolas durante o dia e consequente transporte imprevisto dos alunos, o que provocaria maiores constrangimentos para as famílias e para a comunidade escolar".
Durante toda a madrugada o dispositivo de Proteção Civil esteve ativo no concelho de Baião, fazendo a monitorização das condições de circulação nas estradas e atuando inclusivamente no terreno, com a colocação de sal nas vias e a remoção de neve com recurso a uma motoniveladora da Câmara local.
Este trabalho foi feito por equipas do Serviço Municipal de Proteção Civil, da GNR de Baião, dos Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere e da Infraestruturas de Portugal.
Esta quinta-feira de manhã o trânsito está bastante condicionado nas seguintes estradas: Nacional 304-3, entre o nó do fojo e Gestaçô; Nacional 101, entre Amarante e Mesão Frio; Nacional 321, entre o nó da Boavista e a Vila de Baião; Municipal 578, entre Valadares e Gestaçô; Municipal 579, entre a Vila de Santa Marinha e do Zêzere e a Vila de Baião.
Quarta-feira, a EN101 esteve cortada à circulação cerca de cinco horas.