Fórum pioneiro reforça papel das associações juvenis e lança guia de boas práticas
Mais de uma centena de dirigentes de associações juvenis, representantes de munícipios e parceiros institucionais estiveram reunidos no 1.º Fórum de Boas Práticas Associativas Juvenis, que se realizou no Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos, sede da Fundação Livraria Lello.
Corpo do artigo
O momento central do encontro foi a apresentação do Guia de Boas Práticas Associativas. Trata-se de "um documento inovador, acessível e participativo, construído por dezenas de associações juvenis do distrito". "O guia reúne orientações práticas nas áreas da comunicação, inclusão, sustentabilidade ambiental, parcerias estratégicas e contabilidade/fiscalidade, assumindo-se como uma ferramenta em constante construção, capaz de acompanhar a evolução das organizações", é assinalado pela organização, que esteve a cargo da FAJDP – Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto.
Sublinhando o caráter inédito da iniciativa no panorama do associativismo juvenil nacional, a federação sublinha que a sessão juntou os participantes "num espaço de trabalho, diálogo e capacitação focado no reforço e partilha das competências do setor associativo juvenil e no seu impacto direto nos territórios".
Na sessão de abertura, a presidente da FAJDP, Ana Rita Barros, destacou as competências existentes no movimento associativo juvenil, sublinhando a importância de partilhar e agregar conhecimento para escalar o impacto do trabalho desenvolvido pelos jovens. A dirigente evidenciou ainda o valor do guia enquanto instrumento de reforço da ação e da legitimidade das associações juvenis no ecossistema da sociedade civil, realçando o papel fundamental da juventude organizada na promoção de práticas democráticas, inclusivas e sustentáveis.
O guia foi apresentado por Pedro Limões, vice-presidente da FAJDP, que sublinhou o seu caráter colaborativo e o objetivo de ser uma resposta concreta às necessidades sentidas no terreno pelas associações. Destacou o guia como uma ferramenta prática de trabalho, orientada para a ação, construída com base na experiência real das organizações juvenis. O programa incluiu ainda espaços de trabalho colaborativo entre associações e representantes dos municípios, com vista à construção de propostas para o reforço das políticas locais de juventude e da cooperação entre os dois setores.
O Fórum contou com a presença de Ana Feijó, Diretora da Fundação “la Caixa”, e foi promovido no âmbito do programa JUNTOS!Porto, com o apoio da Área Metropolitana do Porto, BPI/Fundação “la Caixa”, Fundação Aga Khan Portugal, Fundação Livraria Lello e da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões.