Fuga de gás obriga a evacuar creche e escola de Mirandela em dia de simulacro
Uma fuga de gás no antigo edifício do Instituto Piaget de Mirandela levou, esta quarta-feira, à evacuação do local, onde funciona uma creche e uma escola de música. O funcionamento dos estabelecimentos estão encerrados até reavaliação das condições.
Corpo do artigo
A fuga de gás registou-se cerca das 10.30 horas no antigo edifício do Instituto Piaget, que agora pertence ao Município de Mirandela, onde funciona a Escola Profissional de Arte (ESPROARTE), com cerca de 140 alunos do 7º ao 12º ano, e ainda uma creche com cerca de 40 crianças até aos três anos.
O incidente aconteceu durante os trabalhos de desmantelamento de uma laboratório. "A fuga de gás aconteceu quando estavam a ser desmontados equipamentos do laboratório do Piaget alimentar, que ainda está neste edifício, quando houve o corte de um tubo de gás que ligava a três botijas de gás botano que estavam no exterior, levando a que o gás se propagasse por todo o edifício", explicou o vereador do Município de Mirandela, Orlando Pires.
Depois do alerta, o Serviço Municipal de Proteção Civil acionou um plano de emergência, em parceria com os bombeiros, PSP e direções das duas escolas envolvidas. "Houve a necessidade de proceder a uma evacuação de prevenção do edifício. Retirámos os cerca de 120 alunos da ESPROARTE, bem como os professores e pessoal auxiliar, e da creche foram retiradas as cerca de 40 crianças. Não houve problemas de maior", adiantou Orlando Pires.
"Um aluno da escola deu indicações de que não estaria nas melhores condições e foi levado ao hospital, apenas por precaução", referiu o vereador do Município de Mirandela. Segundo o diretor pedagógico da escola de música, José Francisco Dias, "o aluno já teve alta" e "está bem",
A situação encontra-se normalizada. "O edifício está a ser ventilado e ao final da tarde vamos fazer uma nova avaliação ao ambiente. Acreditamos que, amanhã, já tudo volte à normalidade e as atividades letivas possam ser retomadas", concluiu Orlando Pires
Curiosamente, a creche Nuclisol tinha programado para a manhã de hoje um simulacro para testar as condições de segurança, disse à agência Lusa a autarca de Mirandela, Júlia Rodrigues.