Gaia vai ter um novo parque urbano junto ao Cais do Cavaco, na margem do Douro, na sequência de um acordo estabelecido entre o município e o promotor imobiliário Promiris que está a construir ali um empreendimento de luxo.
Corpo do artigo
No âmbito da operação urbanística, a empresa vai ceder um terreno com 26 mil metros quadrados, onde será criada uma área verde com vista para o rio. O protocolo entre a Promiris e o município foi assinado nesta quinta-feira. "A autarquia de Vila Nova de Gaia assume a gestão e manutenção dos mais de dois hectares, com o compromisso de devolver à cidade um espaço de utilização e fruição para a comunidade", é explicado, em comunicado.
O projeto do novo parque urbano terá assinatura dos gabinetes de arquitectura LJ Group - Landscape Architecture e da Saraiva & Associados. O objetivo é "fazer uma ligação entre a cota alta – junto ao Arrábida Shopping – e a cota baixa, junto ao rio, assim como interligar o metro, o hospital e o parque, numa lógica de maior acessibilidade, de forma a contribuir para uma maior qualidade de vida da população", pormenoriza o comunicado.
“O novo parque significa a criação de um pulmão verde no centro da cidade de Gaia, que reforça o compromisso sustentável de proporcionar à comunidade espaços ao ar livre que são aglutinadores e que equilibram a qualidade de vida da população. Este protocolo entre a Autarquia e a Promiris é um sinal de articulação entre o sector privado e a gestão pública no que diz respeito à manutenção do espaço público como activo da sua comunidade”, afirma António Miguel Castro, presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Gaiurb, citado no documento.
O parque urbano nasce no âmbito do Gaia Hills, empreendimento que está a ser construído no terreno junto ao Cais do Cavaco, em Gaia, que era usado como parque de estacionamento para autocaravanas. O projeto prevê oito edifícios e 251 apartamentos, com preços entre os 250 mil e os 1,7 milhões de euros, segundo foi anunciado na altura da apresentação.