O PSD de Portimão denunciou à Polícia Judiciária (PJ) a alegada gestão danosa praticada pela Câmara, de maioria PS. Em conferência de imprensa realizada ontem, os social-democratas anunciaram também que apresentaram queixas junto de outras entidades. Em declarações à Lusa, o presidente da concelhia do PSD de Portimão, Pedro Xavier, explicou que a denúncia à PJ foi entregue "pessoalmente" no Departamento de Investigação Criminal de Portimão.
Corpo do artigo
As restantes queixas contra a autarquia foram enviadas por correio para o Tribunal de Contas, Inspecção Geral da Administração Local e Procuradoria Geral da República, acrescentou.
Confrontada pela Lusa com o facto de estar a ser alvo de diversas queixas, fonte da Câmara de Portimão limitou-se a dizer que a autarquia desconhece por completo o teor das queixas e que, por isso, não fará comentários. “Não sabemos o que se está a passar”, disse a mesma fonte, acrescentando que a Câmara, de maioria PS, “não entrará em circos políticos”.
Na passada semana, a Câmara de Portimão anunciou um plano de saneamento financeiro a partir de Janeiro para reescalonar o pagamento da dívida de curto prazo para 12 anos.
O município tem actualmente uma dívida de curto prazo (três a cinco anos) na ordem dos 104 milhões de euros, mas o vice-presidente da autarquia, Luís Carito, garantiu à Lusa na passada semana que a capacidade de endividamento “não está esgotada”.