<p>O Núcleo de Protecção da Natureza do Destacamento Territorial de Almodôvar da GNR apreendeu, ontem, 55 avestruzes (Struthio Camelus) e 15 emas (Rhea Americana), numa exploração agrícola em Brites Gomes, concelho de Mértola, pertença da empresa Sociedade "Caça e Turismos S.A.".</p>
Corpo do artigo
Segundo revelou o major José Candeias, porta-voz do Comando Territorial de Beja, a acção foi levada a cabo em virtude de "os animais não se encontrarem registados no Instituto de Conservação da Natureza (ICNB)", lembrando o disposto na portaria 1226/09 de 12 Outubro, que obriga o proprietário a "legalizar os animais 30 dias após a entrada no país", o que no caso não aconteceu.
De acordo com a informação divulgada pelo major Candeias, foi elaborado "um auto de contra-ordenação e um auto de apreensão dos animais". O resto do processo será elaborado pelo ICNB.
O oficial revelou que logo após a saída da portaria, em Outubro de 2009, o NPT da GNR "percorreu todas as propriedades" e desenvolveu diversas acções de sensibilização.