<p>O projecto Terra dos Sonhos reuniu o apoio da empresa MCoutinho e proporcionou ao pequeno Gonçalo Marcos a concretização do seu maior desejo. Uma maneira diferente de ajudar a realizar sonhos dos mais pequenos, com a ajuda de empresas solidárias.</p>
Corpo do artigo
O Gonçalo Marcos bem poderia ser uma criança igual a outras tantas da sua idade, não fosse uma doença pulmonar crónica que afecta o menino, que hoje completa quatro anos de vida. No entanto, os seus sonhos são iguais aos de qualquer outra criança da sua idade e um deles era ter uma bicicleta, sonho que foi concretizado pelo grupo empresarial M.Coutinho, o qual proporcionou ao Gonçalo momentos únicos de felicidade, já que a criança foi presenteada no decurso de umas das etapas da última Volta a Portugal que terminou a nove de Agosto na cidade de Felgueiras.
No entanto, o esforço do grupo empresarial e dos responsáveis pelo projecto Terra dos Sonhos foram mais além e ofereceram ao Gonçalo, com a ajuda de outros parceiros, um novo quarto, mais confortável e mobilado onde não falta uma televisão, uma "playstation" e outro tipo de jogos e brinquedos para que a vida deste menino se torne agradável e tente superar a agruras do seu dia a dia. A criança de quatro anos vive com a mãe, na pequena aldeia mirandesa de Vale de Mira.
"O Gonçalo faz infecções pulmonares com facilidade. Tem bronquite, asma e intolerância ao leite e aos ovos, situação que requer uma alimentação especial e a qual se torna dispendiosa. Com os invernos rigorosos como o são os trasmontanos, a saúde do meu filho tende a piorar e situação só é estabilizada com a ajuda de várias terapias ", explicou ao JN, Elisabete Marcos, mãe do menino.
Porém, o Gonçalo precisa de deslocar-se, com regularidade, ao Hospital de Santo António, no Porto, onde é acompanhado por médicos especialistas neste casos de doença crónica.
"Os gastos com a alimentação do Gonçalo são grandes, já que não pode ingerir alimentos que contenha lactose. A alternativa é um produto caro, já que cada embalagem custa cerca de 25 euros e o menino consome uma por semana, tendo outra no jardim-de-infância", afiançou a progenitora.
Por seu lado Paulo Gonçalves, do grupo M.Coutinho, mostra-se satisfeito com a evolução do estado de saúde da criança.
" Desde que tivemos conhecimento do caso o Gonçalo, e após informação da pediatra que acompanha o menino, ele já cresceu quatro centímetros e desta forma a nossa ajuda a causas sociais não é em vão e ficamos satisfeitos", assegurou aquele responsável.
Este grupo empresarial evolveu-se com o projecto Terra dos Sonhos e vai proporcionar o sonho de outras crianças e jovens. Ainda hoje, os sonhos de outras crianças e adolescentes vão ser concretizados, já que uma criança de 10 anos vai conhecer a equipa do F.C do Porto, aquando dos instantes que antecedem o jogo no Dragão.
No próximo domingo outra criança vai receber um minigolfe que é o seu sonho e brevemente uma jovem paraplégica vai poder assistir a uma desfile de moda.