Espaço verde em Fânzeres/S.Cosme terá 2,9 quilómetros de percursos pedestres. No dia 15 arranca empreitada do que unirá o Multiusos a Valbom.
Corpo do artigo
Está previsto ser inaugurado em maio o Parque Urbano de Fânzeres/S. Cosme, em Gondomar, com 2,9 quilómetros de percursos pedestres ao longo das margens do rio Torto. A obra, orçada em 1,8 milhões de euros, permitiu também construir um parque de estacionamento com 300 lugares, junto à Avenida Dr. Mário Soares (vulgo Avenida da Contura) , onde ficará a entrada principal, e um acesso direto ao campo do Estrelas Futebol Clube de Fânzeres.
Depois de uma paragem forçada da empreitada durante quatro meses, em 2020, "por conta da pandemia", o presidente da Câmara, Marco Martins, garantiu ao JN que a obra "será inaugurada em maio", ainda que, por agora, "seja só a primeira fase do projeto".
É que está previsto que o parque venha a estender-se, no sentido da rotunda da Carvalha, para acolher uma "zona mais lúdica, com um bar, dois campos de padel, um parque infantil, outro de skate e ainda um para cães", resumiu o autarca, anunciando que a empreitada "já está em concurso público", estimando vir a gastar mais 950 mil euros.
Mais dois parques
Encaminhada está também a empreitada do Parque Urbano de S. Cosme/Valbom (Ribeira da Archeira), cujos trabalhos arrancam no próximo dia 15. "São 3200 metros de percursos e zonas de lazer, unindo a cota alta, junto ao Multiusos, à cota baixa, passando pelas piscinas de Gondomar, EB 2,3 Marques Leitão, em Valbom, até perto da Quinta do Passal, em Gramido", pormenorizou.
Uma intervenção orçada em dois milhões de euros (mais IVA), tendo Marco Martins destacado que "serão obras que a Câmara vai deixar todas pagas".
De resto, ainda este ano está previsto arrancar a construção do Parque Urbano de S. Cosme (Ramalde), cuja obra já foi adjudicada, e ainda antes do verão, do Parque Urbano de Gondomar.
Este último, a nascer naquele que era o terreno "mais central, valiosos e apetecível do concelho", bem no centro de Gondomar, junto a equipamentos como o Multiusos , a biblioteca, o auditório municipal, as escolas e a Igreja Matriz de S. Cosme.
Avenida requalificada
Paralelamente, uma das vias pedonais da Avenida Dr. Mário Soares (vulgo Avenida da Contura) será requalificada, entre a rotunda da Carvalha, em Fânzeres, e a rotunda do Centro Ciclista, em S. Cosme. A intervenção servirá para renovação de uma nova conduta, a cargo das Águas do Douro e Paiva e deverá demorar um ano. Os passeios serão arranjados, haverá nova iluminação pública, e o percurso, além de vir a ter uma ciclovia, terá bebedouros e bancos.
Rulotes licenciadas
Com o parque de estacionamento junto ao Parque Urbano de Fânzeres/S. Cosme nascerão dois lugares de aparcamento para rulotes, que até aqui estavam viradas para a Avenida da Conduta. O negócio será legalizado.
Outros parques
Falta construir o Parque Urbano de Medas, cujo projeto está a ser acabado, e o de Baguim do Monte, em fase de levantamento cadastral.