Autarca Luís Tadeu alega que "estão registados casos positivos de cidadãos residentes noutros concelhos, mas inscritos nos serviços do centro de saúde" local.
Corpo do artigo
O autarca de Gouveia, Luís Tadeu, contesta a colocação deste concelho no novo mapa de concelhos de risco covid-19, divulgado este sábado, num nível de "risco muito elevado". O concelho indica que a definição níveis de risco "não tem em conta a contabilização de casos recuperados" e, em Gouveia, "estão registados casos positivos de cidadãos residentes noutros concelhos, mas inscritos nos serviços do centro de saúde" local. O relatório da Unidade Local de Saúde Guarda publicado este sábado regista a recuperação de 27 pessoas e a redução de 20 casos ativos.
13110370
Luís Tadeu, presidente da Câmara, critica a avaliação efetuada e os possíveis critérios e dados utilizados, uma vez que, explica, "pela contabilização de casos positivos relativos ao período em causa (19 de novembro a 2 de dezembro), o concelho de Gouveia estaria no segundo nível de risco, ou seja, nível elevado".
"A aplicação dos critérios de risco sem uma ponderação da especificidade local e da situação epidemiológica atual cria uma situação de injustiça para o concelho de Gouveia que penaliza toda a comunidade", diz Luís Tadeu.
Ainda assim, o município de Gouveia apela a toda a população para reforçar os comportamentos de prevenção no combate à pandemia covid-19, "para que, na próxima atualização (18 de dezembro) do mapa de risco, possamos regressar ao nível de risco moderado".