O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, revelou que foi solicitada uma nova visita da UNESCO à região classificada do Douro Vinhateiro, "o mais cedo possível".
Corpo do artigo
Num entrevista à rádio Antena 1, o secretário de Estado defendeu a constituição de uma nova missão para realizar uma visita à área de paisagem do Alto Douro Vinhateiro classificada como Património Mundial.
Na terça-feira, o jornal "Público" tinha noticiado que o Comité do Património Mundial da UNESCO vai exigir, numa reunião em junho, a paragem imediata das obras de construção da Barragem de Foz Tua e uma análise à situação da área de paisagem classificada.
Nesse dia, em reação à notícia do diário, o secretário de Estado da Cultura, em declarações à Lusa, considerou "razoável que a UNESCO apresente essas dúvidas", mas não admitia "perder a classificação de Património Mundial para a região".
Na entrevista à rádio Antena 1, Francisco José Viegas disse que não está em causa perder a classificação, mas admitiu que o Douro Vinhateiro pode entrar na lista de bens classificados em risco. E disse que "já foi pedida uma nova visita à UNESCO", através da representação oficial da entidade em Portugal.
"Compreendemos e achamos legítimo que a UNESCO manifeste estas preocupações e tudo faremos para continuar a mantê-la porque são as nossas. Devem vir o mais cedo possível fazer uma nova visita", apelou o secretário de Estado.
No ano passado, a Icomos, uma associação de profissionais da conservação do património, alertou que a construção daquela barragem terá "um impacto irreversível" e constitui uma "ameaça ao valor excecional universal".