O candidato do PS à Câmara da Régua, Jorge Almeida, vai agir judicialmente contra a JSD local. É que num cartaz de campanha aparece uma foto do socialista, culpando-o pelo encerramento das urgências do hospital.
Corpo do artigo
A polémica nasceu, precisamente, junto ao Hospital D. Luíz I. Vai para dois anos que encerrou o serviço de urgências, por decisão do Ministério da Saúde, então tutelado por Correia de Campos. O ainda deputado do PS na Assembleia da República, Jorge Almeida, que agora concorre à presidência da edilidade reguense, colocou um grande outdoor em que promete "manter o hospital público", com "mais especialidades". Em relação ao atendimento nocturno, promete: "Se o Governo não fizer, nós na Câmara faremos!"
Ora, a Juventude Social Democrata (JSD) não deverá ter gostado da mensagem e decidiu colocar um cartaz mais pequeno. Em cima, "Encerramento da Urgência do Hospital D. Luíz I"; em baixo, três fotos: a maior, de Jorge Almeida, e duas mais pequenas, de José Sócrates e Correia de Campos. Em cima de todas, a vermelho, o carimbo "Culpado".
Ontem, a Comissão Coordenadora da candidatura de Jorge Almeida promoveu uma conferência de imprensa para "repudiar a forma, estilo e conteúdo de um cartaz difamatório e referente ao Hospital, assinado pela JSD". O socialista considerou "abusiva e ilegal" a utilização da sua fotografia "para o difamar". Por isso, "o cidadão Jorge Almeida vai mover um processo crime contra os autores do cartaz".
Não está muito importado com isso Francisco Félix Ferreira, presidente da JSD da Régua. Alega que se trata de um "cartaz político" e que "não tem nada de pessoal, pois até a foto é uma imagem pública", procurando apenas "esclarecer a população acerca do processo de encerramento das urgências". Um processo da responsabilidade do "PS com a conivência do deputado Jorge Almeida". Por isso, sem nada a temer, sintetiza: "Vamos então para a barra dos tribunais".
Francisco Ferreira considera ainda que a intenção ontem anunciada por Jorge Almeida mais não é de "intimidar os jovens da JSD para a não esclarecerem as pessoas sobre aquilo que se pretende para a Régua". O socialista garante que a sua actuação enquanto deputado sempre defendeu "o hospital e o atendimento médico durante as 24 horas".