O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, anunciou, para breve, o lançamento dos concursos de reabilitação dos parques industriais de Selho São Lourenço, Penselo e de São Torcato. O anúncio surgiu, na reunião de executivo desta quinta-feira, como resposta às críticas da oposição PSD/CDS.
Corpo do artigo
Domingos Bragança deu como certa a intervenção da Câmara naqueles parques . “Vamos candidatar-nos a fundos comunitários, mas mesmo que não os consigamos vamos fazer a obra porque ela é precisa”, afirmou o autarca, acrescentando que espera lançar os concursos ao longo deste ano. No caso de Selho São Lourenço, além da melhoria das infraestruturas, salientando que “já há propostas de contrato de planeamento que permitem dizer que as áreas industriais vão aumentar”. Já no de São Torcato, “localizado numa bacia hidrográfica com solos muito férteis”, segundo Domingos Bragança, a expansão não se afigura possível.
O anúncio da intervenção nas zonas industriais surgiu em resposta às acusações, por parte do vereador do PSD, Bruno Fernandes, de “falta de capacidade de oferecer às empresas condições para aqui se instalarem”. O social-democrata aponta o dedo ao presidente da Câmara, “que tem na sua mão o pelouro do Desenvolvimento Económico”, afirmando que “não há zonas de acolhimento empresarial em Guimarães”.