O presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, Valter Correia, confirmou, esta tarde, que o incêndio florestal na Achada da Cruz (Porto Moniz) está "circunscrito neste momento", mas realça que sábado também o esteve e depois o vento alterou a situação.
Corpo do artigo
"Depois de uma manhã terrível agora está calmo, mas sábado também esteve circunscrito e controlado e de uma hora para a outra, o ventou alterou tudo, temos de estar vigilantes", disse.
Valter Correia adiantou ainda "haver mão criminosa" no incêndio, exemplificando que às 2.00 horas deste domingo atrás de uma frente de fogo e no sentido contrário ao da direção do vento, que soprava num perímetro de 500 metros, numa estrada secundária irromperam três incêndios que "foram logo atalhados".
"Há claramente mão criminosa", concluiu.
Já o vereador da Câmara Municipal de Santa Cruz, Jorge Batista, revelou que os incêndios no concelho "estão todos extintos e que os bombeiros, agora, procedem a vigilâncias no âmbito da operação de prevenção".
"Em Santa Cruz está tudo calmo e aproveito a ocasião para agradecer o esforço e o empenho das corporações de bombeiros, assim como o da população numa dedicação conjunta que foi interessante de seguir", referiu.