Edifício na Rua de Mouzinho da Silveira, no Porto, aberto em 2014, serve de incubadora a centenas de grupos de jovens com os mais diversos interesses. Já T'Explico e VO.U. são duas das "inquilinas".
Corpo do artigo
No rebuliço da turística Rua de Mouzinho da Silveira, no coração da Baixa do Porto, o número 234 é um edifício onde há sempre gente a entrar e a sair. Mas não porque seja um alojamento local. Esta é a morada da Federação de Associações Juvenis do Distrito do Porto (FAJDP), onde reside a Casa das Associações, inaugurada há dez anos com o propósito de servir de "incubadora" a vários movimentos associativos juvenis. Quase 40 anos após a fundação, a instituição conta com mais de 180 associações filiadas, as quais são representadas por milhares de jovens, dos 15 aos 30 anos.
"O propósito da criação da FAJDP, há 37 anos, mantém-se: ter uma representatividade junto do poder local, alavancar projetos e servir de incubadora a várias associações, criando simultaneamente sinergias", explicou ao JN Ana Rita Barros, presidente da FAJDP, dando conta que, até ao ano passado, "eram 184 as associações filiadas", com temáticas de "vários tipos, como social, cultural e recreativa" e com jovens que vão "dos 15 anos 30 anos".