Habitantes de Sobral de Monte Agraço sem transportes para o novo hospital
O novo hospital de Loures foi inaugurado mas os habitantes do Sobral de Monte Agraço não dispõem de transportes públicos de acesso àquela unidade hospitalar, acusou, esta quarta-feira, o presidente da autarquia.
Corpo do artigo
"Não existem transportes públicos do Sobral para Loures e a população, apesar de até agora ser servida pelo hospital de Torres Vedras, só não está contra a transferência de hospital por se tratar de um hospital novo", afirmou António Bogalho (CDU).
Um problema que preocupa o autarca, uma vez que se trata de um concelho envelhecido e com cada vez menos serviços de ambulâncias de transporte de doentes, devido à diminuição da comparticipação do Estado.
"Não quero que ninguém fique sem consulta por falta de transportes", sublinhou.
Contactado pela Lusa, o Ministério da Saúde, responsável pelo projeto do Hospital Beatriz Ângelo, não prestou quaisquer esclarecimentos.
No sentido de encontrar uma solução para a falta de transportes públicos para Loures, a autarquia tem vindo a estabelecer contactos com a empresa local de transportes.
O director operacional da empresa Boa Viagem, José Fernando Nunes, disse que a empresa está disponível para colaborar.
"Estamos a equacionar que em alguns horários as carreiras diretas para Lisboa façam um pequeno desvio por dentro de Loures", afirmou, explicando que os cidadãos do concelho que por dia se vão deslocar ao hospital "não justificam a criação de um novo serviço de transporte".
A alteração de percurso vai ser ainda submetida à aprovação do Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres.
A empresa espera vir a ter condições para começar a transportar passageiros para Loures no início de março.
O Hospital Beatriz Ângelo cobre a área dos municípios de Loures, Odivelas, Mafra e Sobral de Monte Agraço, servindo 272 mil habitantes.
O Hospital Beatriz Ângelo é uma unidade hospitalar pública pertencente à rede do Serviço Nacional de Saúde e gerida por uma entidade privada, a Sociedade Gestora do Hospital de Loures da Espírito Santo Saúde, em regime de Parceria Público-Privada.