Homem morre e filha fica gravemente ferida em colisão de motas de água no Douro
Um homem de 47 anos morreu e a filha, com 15 anos, ficou gravemente ferida na colisão entre duas motas de água, este domingo, no rio Douro, junto à Ilha do Castelo, em Castelo de Paiva, conhecida como Ilha dos Amores. As vítimas serão de Paços de Ferreira.
Corpo do artigo
As embarcações colidiram quando a mota conduzida pela filha atingiu lateralmente a do pai. O impacto provocou ao homem lesões graves na coluna, que se revelaram fatais. A filha foi transportada em estado grave para o Hospital de Penafiel.
Ao que o JN apurou, a vítima mortal é Ricardo Alves, residente em Carvalhosa, no concelho de Paços de Ferreira, e era dono da Transpaços, uma empresa do ramo dos transportes de mercadorias, mudanças e distribuição de medicamentos urgentes.
Ambos foram inicialmente resgatadas por embarcações de recreio que circulavam na zona, tal como uma outra jovem também com 15 anos que seguia na mota de água, e levados para a Praia Fluvial de Bitetos, em Alpendorada, Várzea e Torrão, concelho do Marco de Canaveses, onde aguardavam meios de socorro.
No local estiveram os Bombeiros do Marco de Canaveses, uma ambulância SIV de Cinfães e a VMER do Vale do Sousa, GNR de Alpendorada e Policia Marítima do Douro.
O alerta foi dado por Diana Silva, que se encontrava na ilha e testemunhou o acidente. "Estava a olhar para o rio e não queria acreditar naquilo que via... o socorro foi muito rápido", relatou, acrescentando que soube da morte de uma das vítimas apenas mais tarde, ao jantar.
Testemunhas descrevem a área como palco frequente de comportamentos perigosos por parte de condutores de motas de água. Carlos Oliveira, habitual frequentador da zona, critica: "O que se passa aos fins de semana, por exemplo, em frente à praia de Pedorido, é um exemplo vergonhoso de irresponsabilidade. E na Praia da Lomba também há queixas de banhistas. Tantas vezes exibicionismo perigoso... escusado."
"O auto de verificação do óbito foi elaborado pelo médico da VMER e, após contacto com o Ministério Público, o corpo foi transportado pelos bombeiros para o Gabinete Médico-Legal de Penafiel", revela a Polícia Marítima em comunicado. A família da vítima está a receber apoio psicológico de elementos desta polícia.