A Unidade de Cirurgia de Ambulatório do Hospital de S. João da Madeira irá receber, esta semana, o utente 35 mil.
Corpo do artigo
A Unidade é uma referência nacional em Cirurgia de Ambulatório, tendo obtido o nível de Excelência Clínica da Entidade Reguladora de Saúde (ERS).
Esta valência está em funcionamento desde 2009, contando ao longo destes anos com as especialidades de Cirurgia Geral, Oftalmologia, Ginecologia, Ortopedia, Cirurgia Plástica, Otorrino e Urologia. Ao nível da produção cirúrgica da Unidade de Cirurgia de Ambulatório (UCA) destacam-se as especialidades de Cirurgia Geral, responsável por 35% da produção cirúrgica, seguida de Oftalmologia (28%) e Ortopedia (18%).
O Hospital de S. João da Madeira, integrado no Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, tem recebido consecutivamente a "Excelência Clínica" máxima, atribuída pela ERS, na área de Cirurgia de Ambulatório, "demonstrando assim cumprir todos os critérios de qualidade exigidos, de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)".
Em todos os sete indicadores que constituem a avaliação, os valores observados pelo Hospital de S. João da Madeira, na área de Cirurgia de Ambulatório, são superiores aos valores de referência nacional (SINAS, abril 2017).
A UCA é uma unidade integrada, com recursos humanos e espaço físico próprios.
De acordo com o Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga, as cirurgias em regime de ambulatório "conduzem a um aumento dos níveis de humanização dos cuidados de saúde e de satisfação dos utentes, evitando o desconforto do internamento e conciliando a recuperação com a atividade familiar e social".
Promovem, ainda, a redução das listas de espera e da necessidade de camas, permitindo uma redução de custos que está também associada à diminuição das infeções adquiridas em meio hospitalar.
Em 2006, a proporção das cirurgias efetuadas em regime de ambulatório relativamente ao total de cirurgias realizadas situava-se nos 17%, a nível nacional. Hoje em dia, a Cirurgia Ambulatória representa cerca de 65% do total da atividade cirúrgica.