O Grupo Trofa Saúde adquiriu o Hospital Escola Fernando Pessoa, em Gondomar, para continuar a sua expansão e aumentar para 22 o número de unidades distribuídas por todo o país. Garante que a formação de profissionais não será afetada com a fusão e que haverá novas aquisições em outubro.
Corpo do artigo
Esta medida, integrada no âmbito da visão Trofa Saúde 2030, tem como principais objetivos "reforçar a acessibilidade a cuidados de saúde de elevada qualidade, ampliar a cobertura geográfica e aprofundar a sua diferenciação clínica", é sublinhado, em comunicado.
Segundo fonte do Grupo Trofa Saúde, a ideia principal passa por manter os serviços atuais prestados naquela unidade hospitalar e perceber que áreas clínicas precisam de ser reforçadas.
Quanto ao papel formador do Hospital Escola Fernando Pessoa, não será afetado, sendo que a "formação de futuros profissionais de saúde é uma responsabilidade" valorizada e que "continuará a ter espaço nesta nova fase do hospital".
Inovação científica
A mesma fonte adianta que os utentes serão os principais beneficiários desta fusão, uma vez que o Trofa Saúde está a investir "em tecnologia e inovação científica de forma a potenciar a diferenciação clínica" dos médicos.
Recorde-se que o Hospital Escola Fernando Pessoa presta cuidados de saúde, nomeadamente consultas de várias especialidades.
Pormenores
Duas unidades
O aumento massivo do número de hospitais inseridos nesta rede não é o foco, mas já está planeada a abertura de duas novas unidades, em Vila do Conde e em Penafiel, em outubro.
Expansão continua
Além destas inaugurações, haverá ainda lugar à revelação do "plano de expansão sustentada", a realizar em 2026.