A par dos nacionais, os turistas oriundos de Espanha e França lideram a procura. Também existem visitantes de outros países e há uma estratégia para explorar o filão brasileiro.
Corpo do artigo
O aproximar das comemorações do São João está a ter um “impacto claramente positivo” na hotelaria do norte do país, em especial no Porto e em Braga, onde por esta altura já se registam taxas de ocupação média de 90%, de acordo com os números do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP). Os turistas nacionais e de proximidade, que chegam de países como Espanha e França, continuam a ser os mais representativos, mas a região tem assistido a um aumento da procura por parte de cidadãos americanos e brasileiros.
“Este é um momento importante para a região quando estamos ainda a algum tempo dos meses mais fortes. Tínhamos perdido essa oportunidade durante a pandemia, mas voltamos a recuperar rapidamente. Neste momento, toda a região tem uma taxa de ocupação bastante interessante, acima dos 75%, que é mais expressiva se olharmos para Porto e Braga”, diz ao JN o presidente do TPNP. Segundo Luís Pedro Martins, embora os festejos do São João tenham uma “marca local”, são “cada vez mais” celebrações apreciadas por turistas internacionais.