Projeto está a ser desenvolvido no Centro de Relação Comunitária de Tresouras com 29 formandos.
Corpo do artigo
Vinte e nove idosos de Baião com necessidades formativas em conceitos básicos de informática estão a aprender a mexer em computadores. A aprendizagem faz-se em aulas ministradas por alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), polo de Felgueiras, do Politécnico do Porto. Os seniores pertencem aos ateliês intergeracionais do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) das freguesias de Ancede, Gove e Frende.
O projeto está a ser desenvolvido em parceria com a Câmara de Baião, via Centro de Relação Comunitária de Tresouras. A aprendizagem é feita em computadores cedidos pela autarquia. Depois das férias, segue-se um novo bloco formativo.
"Quando os formandos perguntam quando voltamos, ficamos de coração cheio. Este tipo de reação valida o projeto e a ideia do projeto em si. Notamos muito entusiasmo e motivação, por isso este projeto será para continuar",referiu Óscar Oliveira, professor do Departamento de Engenharia Informática.
As ações de formação pretendem transmitir conhecimentos que possibilitem aos idosos autonomia para criar e usar uma conta de email, pesquisas online, consulta e utilização dos serviços públicos digitais, etc.
Comunicar com os netos
A vereadora Anabela Cardoso, responsável pelo pelouro da Qualificação, frisa que as novas tecnologias "são cada vez mais importantes", como aliás ficou provado durante a pandemia. "Espero que estas ações sejam úteis e entusiasmem os utentes a usufruírem do melhor que estas tecnologias oferecem. Nem que seja para aprenderem a se comunicar com os netos", acrescenta.
A ESTG explica que este tipo de formação é desenvolvida através da equipa de voluntários que tem capacidade para lecionar diferentes temáticas e níveis de ensino. "Para as formações em Baião foram alocados cinco voluntários que são geridos em função das necessidades dos grupos", explica fonte da escola superior.
Os voluntários têm, como bónus, acesso aos direitos que constam do programa de voluntariado do Politécnico do Porto.