Os idosos de cinco aldeias do concelho de Mirandela já não precisam de se deslocar dezenas de quilómetros para ir ao médico ou para obter outros cuidados de saúde já que os passaram a ter disponíveis, nas suas localidades, consultas por apenas 2,5 euros.
Corpo do artigo
“Abençoada hora em que se lembraram de instalar aqui esta unidade”. É desta forma que Hermínia Gabriel, de 70 anos, reage ao facto de, duas décadas depois, a aldeia de Fradizela voltar a ter médico e cuidados de saúde, tal como outras quatro freguesias do concelho de Mirandela que dispõem de Unidades de Saúde em Espaço Rural, desde o passado mês de Maio. “Deus queira que dure muito tempo”, refere Artur dos Santos, de 73 anos, outro habitante de Fradizela.
Este é o resultado de uma parceria estabelecida entre o grupo CESPU- Cooperativa de Ensino Superior e a Câmara de Mirandela que permite assegurar às populações rurais isoladas destas aldeias transmontanas, consultas de clínica geral, medicina dentária, podologia, fisioterapia, psicologia clínica, nutrição e enfermagem, num total de 12 serviços.
As equipas do projecto-piloto Saúde em Espaço Rural (SER) integram ainda profissionais que facilitam à população a marcação de exames complementares de diagnóstico na Rede Nova Saúde (com transporte dos utentes gratuito); marcação de consultas junto dos médicos de família dos utentes dos Agrupamentos dos Centros de Saúde do Nordeste; recolha de análises clínicas; medicamentos ao domicílio; rastreios; encaminhamento de utentes para consultas de especialidade para o Centro Hospitalar do Nordeste, etc.
“Tornar a saúde mais próxima dos que mais necessitam” é o propósito deste projecto de cariz social, refere Cordeiro Tavares, vice-presidente do grupo privado nortenho ligado ao ensino e prestação de cuidados de saúde.
Para o presidente da Junta de Freguesia de Fradizela, este é um sonho tornado realidade. “É uma das coisas mais importantes que poderia ter acontecido à aldeia, porque veio colmatar uma grave lacuna nos cuidados de saúde aos mais idosos”, diz José Sousa. “Até já é visível que as pessoas andam mais alegres e confiantes”, acrescenta o autarca.
O Grupo CESPU pretende alargar este projecto de Saúde em Espaço Rural a outros concelhos do distrito de Bragança que já se manifestaram interessados. Neste momento funciona apenas no concelho de Mirandela, nas freguesias de Fradizela, Mascarenhas, Franco, Lamas de Orelhão e Passos.