A iluminação em toda a extensão do passadiço do parque urbano de Fânzeres, em Gondomar, foi roubada, estando a Câmara agora a proceder à instalação de um novo sistema.
Corpo do artigo
A primeira vez que desapareceram algumas luzes, "foi em dois pequenos troços" do percurso de 2,5 quilómetros, tendo o Município reposto as que faltavam, contou ao JN o presidente, Marco Martins.
Mas mais recentemente, o roubo foi maior, tendo desaparecido toda a iluminação, que estava colocada na própria estrutura de madeira do passadiço. "Estamos a falar de alguns milhares de euros de prejuízo", referiu o autarca, sem conseguir avançar um valor certo.
Para não deixar o percurso às escuras, uma vez que é muito utilizado ao longo de todo o dia, a Autarquia de Gondomar teve de investir mais 65 mil euros, estando a obra já em curso. Na prática, "toda a instalação elétrica que estava na estrutura do passadiço vai ser substituída por pontos altos com projetores", referiu o autarca.
No terreno, estão a ser abertas valas paralelas a todo o percurso em madeira, onde vão ser enterrados os cabos de eletricidade. Já de 50 em 50 metros serão feitas bases em betão onde serão fixados os postes.
Ao que o JN conseguiu apurar, os furtos aconteceram para retirar o cobre existente no anterior sistema de iluminação.
O parque urbano de Fânzeres/S. Cosme foi inaugurado em maio de 2021, tendo a obra estado parada durante quatro meses devido à pandemia.
A empreitada permitiu também a construção de um parque de estacionamento com 300 lugares e entrada principal pela Avenida Dr. Mário Soares, vulgarmente conhecida por Avenida da Conduta.
Para o futuro, está já planeada uma extensão deste parque no sentido da rotunda da Carvalha com um espaço mais lúdico que inclui um bar, dois campos de padel, um parque infantil, de skate e de cães.