A imagem de Nossa Senhora de Fátima, localizada na Capelinha das Aparições, em Fátima, vai estar presente nas comemorações do Jubileu da Espiritualidade Mariana, no Vaticano, que decorrem entre os dias 11 e 12 de outubro. A deslocação da imagem, que sairá a 10 de outubro do Santuário rumo a Roma, resulta de um pedido do Papa Francisco, posteriormente reiterado pelo Papa Leão XIV.
Corpo do artigo
Desde a inauguração da escultura na Capelinha das Aparições em 1982, esta é apenas a quarta vez que viaja até Roma. As deslocações só acontecem em ocasiões excecionais e a pedido dos papas. Neste sentido, trata-se de um "momento de especial relevância e comoção", como refere o Santuário de Fátima em comunicado.
Antes da partida da imagem de Nossa Senhora de Fátima, o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, vai explicar a importância e o significado desta deslocação.
O regresso da escultura está previsto para a tarde do dia 12 de outubro, a tempo de marcar presença no rosário e na procissão das velas da Peregrinação Internacional, que acontece entre os dias 12 e 13 de outubro.
A imagem original de Nossa Senhora de Fátima foi criada em 1920 pelo escultor português José Ferreira Thedim, a partir do testemunho da Irmã Lúcia. Esculpida em madeira de cedro do Brasil, a estátua tem 104 centímetros. Foi coroada em maio de 1946 e, desde 1981, usa na coroa a bala que atingiu João Paulo II nas peregrinações internacionais.