Autarca de Esposende aponta crescimento do turismo, das empresas e na atratividade residencial com o fim do pagamento na autoestrada.
Corpo do artigo
"A implementação da isenção de portagens na A28, Autoestrada do Litoral Norte, tem-se revelado uma medida estratégica relevante para Esposende, com impactos que começam a ser visíveis no crescimento empresarial, no dinamismo turístico e aumento da atratividade residencial". A frase do presidente da Câmara, Guilherme Emílio, resume o impacto do fim das portagens na autoestrada que serve a região, com o tráfego a aumentar 35,5% no troço Neiva-Darque e 20,8% entre Esposende e Antas.
Desde a entrada em vigor da medida, no início deste ano, adianta o edil, assistiu-se "a uma maior fluidez nas deslocações entre Esposende e o Norte, nomeadamente Viana". Acrescenta que "permitiu redirecionar a circulação de veículos pesados para a A28, reduzindo a sua circulação na EN13, com reflexos positivos na mobilidade dos residentes e na logística empresarial". Este fator "tem-se revelado decisivo para reforçar a competitividade das nossas empresas e dinamizar o comércio local".