Portagens abolidas. "Os fins de semana na Barra passaram a ter mais gente"
Há comerciantes das praias de Ílhavo que dizem que a mudança nas portagens trouxe mais clientes, de Espanha e de concelhos do Interior.
Corpo do artigo
Quem mora no Interior do país, em distritos como Viseu ou Guarda, passou a visitar com mais frequência a praia da Barra, em Ílhavo, desde que as portagens foram abolidas na A25 - ainda que se mantenham três pórticos ativos, na zona de Aveiro. Essa é a perceção dos comerciantes locais. A afluência começou a notar-se antes do verão, aos fins de semana. Depois, mal o calor apertou, intensificou-se.
"Desde que deixou de se pagar as scuts [a 1 de janeiro], os fins de semana começaram a ser melhores, porque as pessoas passaram a vir mais vezes comer uma tripinha [doce típico] aqui à Barra", conta Luísa Silva, do quiosque Iracema - Bolos Regionais, mesmo na entrada do paredão principal da praia. "Há muita gente da zona de Viseu que vem para cá e, este ano, o mês de agosto teve mais gente. Acho que isso das portagens teve muito a ver, porque os clientes diziam-me que tinham dado aqui uma "fugidinha" por agora a viagem lhes fica mais barata", adianta Luísa.