O incêndio que lavra desde terça-feira no lugar da Peneda, freguesia da Gavieira, em Arcos de Valdevez, não tem dado tréguas aos bombeiros.
Corpo do artigo
Os difíceis acessos têm sido a principal dificuldade dos operacionais em chegar ao fogo. Na tarde desta quinta-feira, estiveram 59 operacionais apoiados por 17 viaturas e três meios aéreos a tentar apagar o incêndio.
Elementos da força especial de bombeiros e do Grupo de Ataque Ampliado do Porto também se deslocaram até ao local, onde já ardeu uma "extensão bastante considerável" de área do Parque Nacional da Peneda-Gerês, informou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez.
O local do incêndio "tem precipícios de cerca de 30 a 40 metros, na coroa da serra", continuou Filipe Guimarães, adiantando que nesta sexta-feira os bombeiros vão adotar uma nova estratégia de combate. "Vamos tentar fazer uma faixa negra em volta do incêndio, para que ele se extinga por si próprio, dentro da área que delimitarmos", explicou. Com declives na ordem dos 70%, "os operacionais têm de estar muito bem preparados" para implementar essa estratégia, concluiu.