Reacendeu-se esta tarde o incêndio que deflagrou em Rebordelo, no concelho de Vinhais, e que havia entrado em fase de rescaldo esta madrugada.
Corpo do artigo
A página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) indicava, pelas 16.30 horas, que o incêndio continua em curso, estando no terreno um forte dispositivo de combate com 273 operacionais, apoiados por 96 viaturas e sete meios aéreos.
O incêndio, que deflagrou este domingo, deixou um rasto de destruição numa área de mais de 600 hectares, com perdas agrícolas “em soutos, vinha, floresta e apiários”, explicou o presidente da Câmara, Luís Fernandes.
Durante a noite, o fogo rodeou a localidade de Nuzedo de Baixo, onde foi acionado o plano de emergência Aldeia Segura Pessoas Seguras “por precaução”, referiu João Afonso, comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil. “Confinaram-se os cerca de 70 habitantes no ponto de encontro pré-definido na localidade onde residem perto de 70 pessoas, mas não se chegou a avançar para a retirada dos populares".