Um incêndio está a consumir uma zona de mato, próxima da Rua S. João do Sobrado, em Valongo. O fogo chegou a ameaçar casas e uma fábrica de mobiliário, mas nada foi atingido pelas chamas. A A41 esteve cortada nos dois sentidos durante 30 minutos.
Corpo do artigo
As chamas deflagraram por volta das 15.39 horas, de acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto. Nenhuma habitação foi evacuada, segundo a Proteção Civil de Valongo, mas as casas chegaram a estar ameaçadas.
Segundo Bruno Fonseca, comandante dos Bombeiros de Valongo, o fogo deste sábado terá tido origem numa projeção de um foco de incêndio de Santo Tirso, que se alastrou para Sobrado, concelho de Valongo.
A população que vive na Rua S. João do Sobrado, assustada com o incidente, muniu-se de mangueiras para ajudar os bombeiros a controlar as chamas. Alguns habitantes de Penido e Vale Direito chegaram mesmo a ser aconselhados a fechar as janelas e a sair de casa.
O fogo teve três frentes ativas, mas às 21 horas permanece com apenas duas e deverá entrar em fase de resolução em breve.
No terreno estão 250 operacionais, apoiados por 70 viaturas e quatro meios aéreos.