Corpo do artigo
O atual presidente da Câmara Municipal de São João da Pesqueira, Manuel Cordeiro, resistiu aos convites partidários e volta a ir a eleições encabeçando a lista de independentes "Pela Nossa Terra". Ainda assim, vai contar com o apoio de socialistas e centristas, o que pode dificultar o objetivo do candidato social-democrata Vítor Sobral.
O concelho pesqueirense tem características muito particulares. Sempre foi liderado pelo CDS, entre 1976 e 1985, e pelo PSD, entre 1985 e 2017, e só teve três presidentes de Câmara diferentes.
João Costa ganhou as primeiras cinco eleições, três vezes pelos centristas e duas pelos sociais-democratas. Passou depois o testemunho ao filho, António Lima Costa, que venceu mais quatro sufrágios, também em listas laranjas. Quando este último deixou de concorrer, devido à lei de limitação de mandatos, foi José Tulha a ganhar mais duas eleições em nome do PSD.
A última vitória de Tulha, em 2013, já foi contra Manuel Cordeiro e o movimento independente "Pela Nossa Terra", que chegou finalmente à presidência em 2017.
O PS, que nunca teve a oportunidade de governar, não concorreu há quatro anos nem o vai fazer este ano.
O enólogo José Moutinho, militante do Partido Ecologista "Os Verdes", é o candidato da CDU.