Pelo menos 26 crianças e quatro adultos sofreram uma intoxicação alimentar, esta sexta-feira. Na visita ao parque animal Monte Selvagem, no concelho alentejano de Montemor-o-Novo, foram afetados alunos e funcionários de uma escola de Alverca.
Corpo do artigo
Fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro de Évora adiantou o alerta foi recebido por volta das 15 horas e já foram terminados os trabalhos no terreno.
"Os trabalhos no local já estão concluídos. O número definitivo de pessoas afetadas é 26 crianças e quatro adultos", adiantou à Agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora.
Deste total, precisou a mesma fonte, os bombeiros transportaram "12 para o centro de Saúde de Montemor-o-Novo, outras 12 para o Hospital de Évora e seis para o centro de Saúde de Vendas Novas".
Para o local foram mobilizados 21 bombeiros, apoiados por nove veículos, das corporações de Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Arraiolos e Mora, bem como uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Évora.
As crianças e adultos, que almoçaram "arroz de frango e fruta", apresentavam vários sintomas de intoxicação alimentar, nomeadamente "dores abdominais, vómitos, sonolência e mal-estar geral".
Os bombeiros receberam o alerta para a ocorrência às 15.15 horas, tendo mobilizado para o local um total de 27 elementos, auxiliados por 11 viaturas, das corporações de Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Arraiolos e Mora.
A reserva animal Monte Selvagem, localizada na freguesia de Lavre, já emitiu um comunicado a lamentar a situação.
Afirmando o número de pessoas que se encontram intoxicadas, o comunicado do Monte Selvagem garante que a intoxicação se deve "à comida que o grupo levou para o parque" e que "nada tem a ver com os produtos do bar existente naquele espaço."
"Nada foi consumido por aquele grupo oriundo do bar presente no Monte Selvagem", assegura a reserva animal, que disse ainda esperar "rever" o grupo para que este possa terminar a visita ao espaço, uma vez que o passeio foi interrompido.