Já não há perigo para os banhistas que queiram usufruir da praia de Esmoriz, Ovar. O resultado das análises chegou durante a manhã, confirmando que não há nenhum foco de contaminação.
Corpo do artigo
5284920
Depois de na quinta-feira a bandeira vermelha ter estado hasteada na praia de Esmoriz por causa de uma descarga da Barrinha de Esmoriz, efetuada na noite de quarta-feira, a praia voltou a ostentar a bandeira verde esta sexta-feira ao início da tarde.
A bandeira vermelha proibia a ida a banhos por se temer que, por força da descarga da Barrinha, as águas pudessem apresentar algum perigo para a saúde pública. Algo que, de acordo com fonte da Câmara Municipal, está agora afastado pelo resultado negativo das análises.
Assim, procedeu-se ao hastear da bandeira verde nesta praia que ostenta também a bandeira azul e que nesta altura é procurada por milhares de pessoas.
As descargas da Barrinha de Esmoriz têm sido frequentes nos últimos anos, mesmo em períodos de verão.
Sempre que há o risco de inundações, é necessário que se proceda à abertura da mesma por ordem da Agência Portuguesa do Ambiente, entidade competente. Uma situação que deve ficar ultrapassada durante este ano, com a prevista intervenção de requalificação da Barrinha.