O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, afirmou hoje, sábado, que a prioridade é "tratar dos vivos" e "alojar quem perdeu a casa" no temporal que assolou a ilha.
Corpo do artigo
Nma conferencia de imprensa no Serviço Regional de Protecção Civil, Alberto João Jardim salientou que o Governo Regional tomou já "as primeiras decisões que a situação exigia".
O objectivo é "tratar dos vivos embora tenhamos a lamentar neste momento 30 falecimentos números que nos são dados pela Secretaria Regional dos Assuntos Sociais".
Alberto João Jardim disse que existem já três instituições, uma das quais militar, para receber cerca de 200 desalojados e que o Governo Regional vai contratualizar alojamentos para os que ficaram sem casas.
Disse ainda que o momento é de limpar as estradas que estão transitáveis, e proceder a recuperação das pontes tendo sido pedido às Forças Armadas pontes concebidas pela engenharia militar para substituir enquanto as que foram destruídas pela força da água.
O restabelecimento da energia eléctrica e das comunicações e distribuição de refeições são outras prioridades do Governo Regional.
Indicou ainda a limpeza das ribeiras tendo salientado que "se não tivéssemos feito estas obras de canalização das ribeiras que fizemos nos últimos anos, hoje e não existia a baixa do Funchal".
O Governo vai Aida, em articulação com as câmaras municipais, fazer o inventário dos estragos para solicitar apoios à União Europeia.