Uma cadela bulldog francês de nome Jéssica, com um ano de idade e surda, está a ser apresentada nas redes sociais e em cartazes espalhados na rua, como candidata à Câmara de Viana do Castelo nas eleições do próximo dia 26.
Corpo do artigo
A mascote adotada pelo comediante Hugo Soares, após ter sido rejeitada por causa da sua surdez pelos seus primeiros donos que a compraram, protagoniza uma candidatura inédita e bem humorada, mas a que não é alheia a crítica social e política. E que tem programa eleitoral próprio, publicado no Facebook e Instagram 'Vota na Jéssica'.
Hugo Soares de 34 anos, natural de Viana, contou ao Jornal de Notícias que a ideia de candidatar Jéssica à autarquia, surgiu depois de este ano esta ter concorrido "vestida de lavradeira" ao cartaz da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia. "A proposta não passou no júri do concurso, vá-se lá saber porquê (risos) e a Jéssica ficou muito chateada com isso e decidiu propor-se à Câmara para mudar as coisas", disse, descrevendo a candidata como "ingénua, brincalhona e honesta".
O "mandatário" da candidatura refere ainda que entre as medidas mais populares, divulgadas nas redes, está a de "aumentar o prédio Coutinho (edifício no centro histórico que vai ser demolido no âmbito do Polis devido à sua altura) em 15 andares, para ficar muito mais alto, e criar um mercado municipal no terraço, para que as pessoas que vão comprar legumes tenham uma vista boa para a cidade". Outras são a criação de um paravento gigante "para acabar com o vento em Viana" e de uma autoestrada sem portagens entre Viana e Melgaço, mas com pagamento obrigatório com uma garrafa de vinho Alvarinho, a colocar num cesto à saída" da via.
O estrelato da cadela começou ainda em bebé (nasceu em 11 de setembro de 2020), quando Hugo a aceitou com um mês de vida como oferta do criador, que após esta ter sido devolvida a não conseguia vender por ser surda. Criou no seu canal de Youtube o "Pogama (é mesmo assim porque ela não diz os R , diz o autor) da Jéssica", que já vai em nove episódios e visa "temas locais cómicos". "Começou a ficar conhecida e a ser acarinhada por muita gente em Viana do Castelo", recorda o comediante, afirmando que agora com a candidatura "o carinho" continua. "As pessoas percebem que é uma brincadeira e que também há uma crítica por trás, mas não tem maldade", descreve, comentando: " A primeira coisa que me dizem é que vão votar nela. É uma coisa que não gostava que acontecesse, que os eleitores deixassem de fazer o seu voto real, para eu poder continuar a minha brincadeira. Contudo, sei que poderá acontecer".
A página oficial "Vota na Jéssica" já conta com mais de meio milhar de seguidores, entre os quais alguns dos oito candidatos oficiais à Câmara de Viana. Os seus cartazes estão posicionados em zonas estratégicas, juntamente com os das candidaturas.
Hugo Soares promete um discurso da candidata de quatro patas na noite das eleições.