Jorge Ricardo apresenta-se como candidato à câmara de Amarante e quer rescisão com a Águas do Norte
Jorge Ricardo apresentou oficialmente a sua candidatura à presidência da Câmara Municipal de Amarante, pela coligação Afirmar Amarante PSD/CDS, na última noite, numa sessão pública realizada no Parque Multifuncional do Rossio, na margem direita do rio Tâmega.
Corpo do artigo
O candidato anunciou a intenção de manter a política iniciada pelo executivo em funções, com ênfase na continuidade do projeto “Afirmar Amarante” e na implementação de novas medidas, entre as quais se destaca o início do processo de rescisão do contrato de concessão das redes de água e saneamento com a empresa Águas do Norte.
Durante a apresentação, Jorge Ricardo indicou que foi já concluído um estudo técnico para avaliar os custos dessa rescisão e que o município irá dar início ao processo formal de saída da parceria. O anúncio teve direito à maior ovação da noite. A decisão, segundo o candidato, insere-se numa estratégia de gestão municipal que visa reavaliar os contratos de concessão em vigor.
Jorge Ricardo iniciou o atual mandato como vice-presidente de José Luís Gaspar e assumiu a presidência da câmara no início deste ano, após a renúncia de Gaspar, nomeado pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega. Na apresentação da candidatura, Jorge Ricardo dirigiu-se ao antecessor afirmando: “Agora está numa posição privilegiada para devolver o bom hospital a Amarante”. E agradeceu-lhe o legado que recebe. “A sua liderança será lembrada e o seu marco ficará na história de Amarante. A mim caberá a difícil tarefa de igualar os seus feitos.”
Na área do investimento, o candidato a presidente da Câmara, anunciou a aquisição de terrenos em Vila Meã (630 mil m²), Aboadela (+ 240 mil m²) e Telões (30 mil m²) com o objetivo de criar novas zonas de acolhimento empresarial. Relativamente à habitação, estão previstos investimentos na ordem dos 30 milhões de euros, com a construção de 225 habitações acessíveis. De acordo com os dados apresentados, 21 milhões já se encontram aprovados.
Projeto de Souto Moura para a Alameda é para avançar
Na educação, Jorge Ricardo anunciou a extensão do horário escolar até às 19h para todas as escolas do concelho no ensino pré-escolar e 1.º ciclo, medida que será financiada pelo município. Está também prevista a distribuição gratuita de lanches escolares e a criação de mais 230 vagas em creches.
O candidato referiu que serão concretizadas obras de requalificação em estabelecimentos escolares, como a Escola Básica da Torreira e o Jardim de Infância de Real, estando ainda pendente a aprovação da candidatura para o Centro Escolar da Lomba Cepelos e Salvador do Monte.
No plano da coesão territorial, Jorge Ricardo compromete-se a manter o regime de parcerias com as juntas de freguesia e a executar um plano de requalificação das vias municipais. No setor da mobilidade, indicou que está prestes a iniciar-se a construção do viaduto do Salto, aguardando apenas visto do Tribunal de Contas. Estão também previstas intervenções na antiga estação ferroviária de Santa Luzia, no Largo de Santa Luzia e na Alameda Teixeira de Pascoaes “concretizando o projeto reformulado de Souto Moura e criando a Grande Praça de Amarante”, precisou.
Na área do turismo e ambiente, Jorge Ricardo referiu a continuidade dos projetos relacionados com trilhos pedonais e o reforço da certificação do concelho como destino turístico sustentável. Entre os projetos em curso estão o trilho da Feitoria, o trilho do Rio Olo e o prolongamento do trilho dos Castanheiros de modo a estabelecer a ligação entre margens do Salvador com Vila Caíz.
Na cultura, foi anunciada a manutenção da programação nos equipamentos municipais, como o Cine Teatro e o do Museu de Identidade e Memória de Amarante (MIMAR), com a inclusão de entidades e associações locais. Jorge Ricardo destacou também a decisão judicial favorável que permite ao município avançar com o processo de recuperação do Parque Florestal.
Na lista de candidatos a vereadores da Coligação Afirmar Amarante (PSD/CDS) há apenas um repetente, no caso, a atual vereadora do urbanismo, Rita Baptista. Ficam de fora os atuais vereadores Joana Rita Abreu, Estefânio Pinto e Adriano Santos, líder do CDS, substituído por Moura e Silva, dirigente histórico do partido. A lista efetiva de candidatos à vereação inclui Eugénia Teixeira, Ricardo Vieira (dirigente dos Bombeiros Voluntários de Vila Meã), Moura e Silva, Sónia Files e Carlos Miranda (ex-líder da JSD local).
Para a Assembleia Municipal, o atual presidente Pedro Cunha, médico, recandidata-se ao cargo. Os três primeiros nomes que o acompanham são António Araújo, Eugénia Vieira e Filipe Macedo. A coligação apresenta candidaturas às 26 juntas de freguesia do concelho.